29 janeiro 2008

Enviado por Zé do Pau Torto

Ciganito
Minha mãe foi à escola
chamaram-na lá, um dia
Ia haver uma excursão
e eu queria ir, pois então
mas claro, burocracia
Era preciso informá-la
por escrito e recepção
para saber onde eu ia
Chegamos à secretaria
minha mãe disse bom dia
Puseram-lhe um papel à frente
e uma caneta na mão
Olhe - Faça favor!
preencha aqui esta ficha.
Mas foi tal a atrapalhação
(minha mãe é analfabeta)
vieram duas empregadas
uma escrevia, outra ditava
para ser da forma correcta
até a professora lá estava!
Começou mal o perguntório
minha mãe não quis que eu fosse
Disse que não aguentava
tinha muito trabalho em casa
e eu estava lá para ajudar
Mas veja minha senhora
interveio a professora
deixe lá ir o rapaz
com os outros da idade dele
Olhe que faz-lhe falta,
criar novas amizades
e você mais descansada
vai ver que até a lida
lhe corre melhor sem ele.
Onde é que mora a senhora?
Moro mesmo ali em baixo
ao lado do cemitério.
Cruzes credo; coitada
lá pr’onde você foi morar
mesmo ao pé da ciganada!
Meu pai também é cigano
disse eu para informar
o mê marido deixou-me
disse minha mãe a cismar
Veja lá o seu azar
disse a que escrevia a rir
disse a que ditava a seguir
Pensando bem se calhar
é melhor ele não ir
deve-lhe fazer muita falta
assim sem marido a senhora
qual é a sua profissão
é doméstica, não?
minha mãe ficou sem fala
Diga mulher, sem vergonha
só para preencher o papel
Minha mãe lá explicou
de forma simples e directa:
Trabalho à noite senhora…
À noite? Faz costura?
Só para mim e pró meu filho
à noite eu ganho a vida
lá na vida onde eu ando…
Desculpe, já percebi
é capaz de ter razão
Tanto que a senhora trabalha
dia e noite sem parar
e aqui este mandrião
em vez de a ajudar
queria agora excursão,
ir com os outros passear?!
Sabe, é melhor não
deixamo-lo cá ficar!
Desde então e até hoje
nunca mais lá pus os pés,
mas sabem, não me chateio
quando penso nos colegas
daqueles tempos de escola
não os invejo assim tanto
Nunca fui a uma excursão
nem viajei além fronteira,
tirando ir a Badajoz
comprar droga pró meu tio.
Hoje sou um homenzinho
sei ganhar a minha vida
ainda nunca passei frio
se quero roupa vou roubar
passo o dia a pedir esmola
e farto-me de passear
quase nunca me barbeio,
tomo banho no verão
às vezes quando me chateio
parto tudo o que encontrar!
O meu melhor amigo,
encontrei-o
na rua como eu.
Está sempre para me apoiar
converso muito com ele
as pessoas que passeiam
ficam de lado a olhar
acham estranho ver assim
um homem e um cão a falar.
Zedopautorto

1 Comments:

Blogger Alx said...

eh pá, isto tem tado animado!!!

12:56  

Enviar um comentário

<< Home