28 janeiro 2009

Educação - Elite vs Povo

Passo os meus longos e bocejosos dias de trabalho, embrenhado em filosofias baratas, inspiradas nos comportamentos sócio-culturais com que me brindam as distintas classes profissionais que com a minha reles condição coabitam.
E é neste mundo de doutores (uns mais que outros), que por vezes questiono a singela educação que de minha pobre família aldeã tomei herança. Os simples "bom dia" ou "até amanhã", são causa de alguns dos meus mais que comuns estados confusionais. Na longínqua e atrasada província, se um indivíduo, ao chegar junto de outro, não lhe der os bons dias, arrisca-se certamente a levar com um: "Olha lá pá, dormiste comigo esta noite?", ou se, ao partir, não se despedir, ser-lhe-á logo aplicada a irónica: "Até amanhã para ti também!. Brejeirices de gente pobre...
Ao que parece, princípios básicos como: quem chega, cumprimenta, quem vai embora, despede-se, entre muitos outros, não se aplicam a todos. No que respeita às "classes superiores" temos cá no burgo os mais variados estilos: A doutora que chega e espera que quem está lhe deseje os bons dias, os doutores ou aspirantes a isso que só cumprimentam do seu status para cima, pois para baixo não tem utilidade, os que não se despedem porque vão distraídos ou com pressa.
Enfim, educação refinada que me transcende...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sou educadinha? :P

23:08  

Enviar um comentário

<< Home